Notícias

Campinas recebe o espetáculo de dança “Okiиosmóv - Um ballet nada яusso” do Núcleo Luz



Depois do sucesso da estreia na cidade de São Paulo, o Núcleo Luz apresenta, nos dias 4 e 5 de junho, às 20h30, o espetáculo de dança “Okiиosmóv - Um ballet nada яusso”, de Chris Belluomini, no Teatro Castro Mendes, em Campinas. Além da dança, a produção integra outras linguagens como teatro e canto. O Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A entrada é gratuita.

Okiиosmóv teve seu processo de pesquisa e criação iniciado em agosto de 2014. É resultado do trabalho desenvolvido com os aprendizes do Ciclo II, programa de formação do Núcleo Luz. No espetáculo, o balé clássico, a dança moderna, as danças urbanas dialogam e convivem com o mesmo propósito, o de comunicar. O nome é uma brincadeira, mas que tem um significado sério. Revela nas entrelinhas o acolhimento das múltiplas formas de expressão que compõe o corpo dentro do cenário atual.

Com o centro da dramaturgia baseado no risco e na incerteza que acompanham o que nos move na vida, o espetáculo deixa mais perguntas do que respostas. O que nos movimenta e o que nos paralisa? Essa e outras inquietações humanas estão contidas na construção dramatúrgica, que tem como principal instrumento de comunicação a linguagem da dança contemporânea.

O que é – Núcleo Luz
Criado em 2007, o Núcleo Luz é um projeto que dá a oportunidade a jovens (entre 14 e 26 anos) de famílias de baixa renda, de vivenciarem a dança de forma mais aprofundada. O projeto amplia o universo cultural dos jovens por meio do ensino de diferentes técnicas de dança, da criação de espetáculos, do desenvolvimento de trabalhos artísticos e da participação em diversas atividades socioeducativas. As atividades acontecem de segunda a sexta na sede do projeto, situada no Bom Retiro. O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte aos aprendizes da região metropolitana de São Paulo.
Nos últimos seis anos, o Núcleo Luz já criou e apresentou os espetáculos Pedrinho Luz (2007), inspirado no balé russo Petrouchka; Villa Luz – Mestiçagem, a rota das nossas Histórias (2009), baseado na vida e obra de Villa-Lobos, ambos sob a direção artística de Susana Yamauchi; Rito de Passagem (2011), inspirado em A Sagração da Primavera, também de Stravinsky, e Heurói (2013), ambos com a direção artística de Chris Belluomini.

O Núcleo Luz faz parte do Programa Fábrica de Culturas, gerenciado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Serviço:
“Okiиosmóv - Um ballet nada яusso”,
Dias 4 e 5 de junho, às 20h30.

Teatro José de Castro Mendes
Praça Correa de Lemos, s/nº Vila Industrial - Campinas - SP
Telefone: (19) 3272-9359
700 lugares
90 minutos. Classificação: livre.
Entrada Gratuita
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro 30 minutos antes do início do espetáculo.

 
Todos os Direitos Reservados a FÁBRICAS DE CULTURA.
Desenvolvimento de Sites