De 16 a 26 de fevereiro haverá diversas atividades como fazer a própria máscara de carnaval e adereços, bailes, exposições e debate
A data mais festiva do ano está chegando e as Fábricas de Cultura do Capão Redondo, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Brasilândia e Jardim São Luís - instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis - não poderiam ficar de fora. As programações são gratuitas e se espalham pelas unidades, que terão oficinas de construção de máscara, adereços carnavalesco, percussão, bailes, exposição de camisetas de escolas de samba, teatro e ainda um debate sobre a sexualização da mulher negra no carnaval brasileiro. Confira a programação completa:
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Construção de máscaras
Dia 16/02 | 15h00
Nessa oficina, serão construídas máscaras ao som de diversas marchinhas, apresentando as crianças à rica cultura brasileira por meio de música e dança. Ao final, os participantes vão desfilar aos arredores da fábrica.
Oficina de ritmos
Dia 22/02 | 15h00
Nessa atividade vão ser explorados os ritmos que compõe a comemoração do carnaval, retratando nossa cultura com as músicas e imagens que criam o contexto carnavalesco.
Saída do Bloco - Biblioteca
Dia 24/02 |15h00
A turma da biblioteca se reúne com os convidados para desfilar com o “Bloco da Biblioteca”, que sairá em cortejo pela Fábrica seu entorno cantando e festejando com marchinhas tradicionais e boas novas.
Baile de carnaval
Dia 25/02 | 17h00
O baile de carnaval da Fábrica Jardim São Luís presença da banda Zunkelé e discotecagem com DJ Sintonia, com muitas marchinhas e samba enredo.
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Oficina de adereços Carnavalescos
Dias 11 e 18/02 | 14h00
Oficina aberta para a confecção de máscaras, colares, fantasias e brincos.
60 vagas | A partir de 10 anos | Inscrição na recepção da Fábrica
O Teatro de mamulengo no carnaval cultural do Brasil
Dia 14/02 | 15h00
O mestre Valdeck de Garanhuns mostra em um espetáculo lírico algumas tradições do carnaval pernambucano: os “papangus de bezerros”, o frevo e o maracatu de baque virado, os bonecões de Olinda, a troça da “alaursa” e boi de carnaval. Tudo isso regado ao som de frevos, marchas, maracatus e forrós, que serão executadas pelo “Trio Tropeiros da Serra”.
Conexão Norte – bateria jovem e aprendizes de percussão
Dia 16/02 | 15h00
O coletivo Conexão Norte desenvolve um trabalho musical com instrumentos de percussão com crianças e jovens da região. Em parceria com a Fábrica de Cultura, será realizado esse encontro com jovens e aprendizes de percussão, apresentando ritmos brasileiros.
Fábrica na folia – Cortejo com o bloco Leões da Cachoeirinha
Dia 24/02 | 15h00
Um cortejo pré-carnaval com o bloco fundado na Copa de 2014. Serão tocadas marchinhas tradicionais com banda e itens carnavalesco para fazer a festa completa, desfilando pelo entorno da Fábrica.
Fábrica na folia – Baile infantil
Dia 26/02 | 15h00
A tradicional matinê traz esse ano o DJ Alexander Salomão, com músicas e marchinhas carnavalescas para o público infantil. Com a presença do cantor Paulinho Pernambuco e entrega de máscaras para as crianças.
Fábrica de Cultura Capão Redondo
CarnaJovem com os Foliões da Quebrada
Dia 24/02 | 18h00
Baile de Carnaval com a Banda Os Foliões da Quebrada, tocando sucessos de marchinhas. O grupo é formado por músicos de variadas vertentes que encontram nas marchinhas carnavalescas o ponto de encontro para apresentações festivas. Faixa etária: a partir de 12 anos
Fábrica de Cultura Jaçanã
O Teatro de Mamulengo no Carnaval Cultural do Brasil
Dia 16/2 |15h00
O mestre Valdeck de Garanhuns mostra em um espetáculo lírico algumas tradições do carnaval pernambucano: os “papangus de bezerros”, o frevo e o maracatu de baque virado, os bonecões de Olinda, a troça da “alaursa” e boi de carnaval. Tudo isso regado ao som de frevos, marchas, maracatus e forrós, que serão executadas pelo “Trio Tropeiros da Serra”.
Baile de Carnaval
Dia 24/02 |16h00
A equipe da Fábrica de Cultura comemora o baile de carnaval com marchinhas e várias brincadeiras.
Fábrica de Cultura Brasilândia
Aulão aberto: mulher negra e o carnaval
Dia 14/02 | 15h00
Palestra sobre a questão da sexualização da mulher negra no carnaval brasileiro, em um bate-papo descontraído com o pessoal da biblioteca.
Exposição de camisetas de escolas de samba
De 20 a 28/2 – Horário Funcionamento da Fábrica
A exposição reúne camisetas de escolas de samba do Brasil em diferentes períodos e apresenta o enredo de algumas escolas de Samba de São Paulo em 2017.
Sarau de carnaval
Dia 24/02 | 15h00
Neste sarau serão abordados o carnaval pelo contexto de evento cultural brasileiro, de muita tradição, a fim de comemorar essa data de uma maneira diferenciada, com marchinhas e poesia.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.