A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, unidade do programa Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, apresenta até o dia 10 de junho a exposição Influências, que reúne 115 capas de discos de vinil clássicos dos anos 70, 80 e 90. A coleção faz parte do acervo pessoal de DJ Hum, importante nome do cenário musical, responsável pela divulgação das novas técnicas de mixagem usadas pelos DJs norte-americanos, nos anos 1980, além de um dos artistas pioneiros do hip hop no Brasil.
A exposição pretende contar um pouco da trajetória do vinil e dos DJs, além de manter viva a história de várias gerações. Na mostra há discos dos mais variados estilos, com destaque para a Black Music e o Rock Nacional. Entre as raridades, os discos Hell (James Brown - 1974); Jair Rodrigues 10 anos depois (1974); The Blackbyrds (1974); Baile da Pesada (Ademir Lemos e Big Boy - 1970) e Melo do Tagarela (Miele - 1980).
DJ Hum comenta que iniciou sua carreira nos antigos bailes de garagem e que coleciona vinis desde o final da década de 70. “Naquela época, os discos não nos influenciavam somente na área musical, mas também na moda, pelo estilo de roupas e de corte de cabelos”.
A exposição conta também com coletâneas, informações sobre rádios e DJs da época, álbuns de artistas brasileiros que influenciaram os DJs de São Paulo, trilhas de novelas marcantes e discos de equipes de som que ditaram moda e comportamento no Brasil e no mundo. “É muito interessante ver pais e filhos juntos nesta exposição. Assim os pais podem relembrar momentos de suas vidas, além de passar para as novas gerações este valor cultural”, completa DJ Hum.
Sobre as Fábricas de Cultura
O Governo do Estado de São Paulo mantém nove Fábricas de Cultura em bairros da periferia da Capital Paulista: são cinco unidades na Zona Leste (Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba e Vila Curuçá), duas na Zona Norte (Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e mais duas na Zona Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo). Mais uma unidade será inaugurada na Brasilândia, Zona Norte. As localidades foram escolhidas a partir do Índice de Vulnerabilidade Juvenil - IVJ, desenvolvido pela Fundação Seade e composto por variáveis que influem nas condições de vida dos jovens.
Quatro unidades do programa Fábricas de Cultura são administradas pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura: FC Jaçanã, FC Vila Nova Cachoeirinha, FC Jardim São Luís e FC Capão Redondo. As outras cinco são administradas pela Organização Social Cultural e Educacional – Catavento: FC Sapopemba, FC Parque Belém, FC Itaim Paulista, FC Vila Curuçá e FC Cidade Tiradentes.
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575. Tel: (11) 2233-9270.
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 20h.
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.