Notícias

Fábrica Vila Nova Cachoeirinha recebe exposição com criações dos adolescentes da Fundação CASA



De 2 a 18 de dezembro, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha em parceria com a Associação Horizontes apresenta a exposição “Juventudes: Movimento, Transformação e Futuro”.

A mostra exibirá trabalhos de adolescentes que cumprem medida socioeducativa em regime de internação na Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) e participaram dos cursos de qualificação profissional básica realizados pela Associação Horizontes, além de apresentar produções da equipe pedagógica da entidade, no âmbito do convênio que as duas instituições mantêm desde 2008.

As produções dos adolescentes fizeram parte de uma atividade especial desenvolvida em 20 turmas de cursos de artes visuais e artesanato durante os meses de abril e junho deste ano.

O projeto que será apresentado possibilitou que os adolescentes refletissem sobre a juventude na atualidade, suas próprias vidas e os diferentes contextos sociais que permeiam a história de jovens, especialmente a de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.  Essas reflexões foram traduzidas em múltiplas produções visuais diretamente relacionadas aos cursos oferecidos.

A proposta está em consonância com o programa de educação profissional ofertado pela Fundação CASA, que considera tanto a importância do conteúdo técnico dos cursos, como também outros elementos fundamentais que possam contribuir com a elevação da escolaridade e com o aprendizado de habilidades necessárias para o reconhecimento e a valorização da cidadania dos adolescentes.

A perspectiva é de que os meninos e meninas possam ampliar seu leque de conhecimentos e possam realizar uma leitura crítica de sua própria condição social, do mundo do consumo e das possibilidades de inserção efetivas no mundo do trabalho após o período de internação. Nesse sentido, a metodologia de trabalho implica a participação efetiva dos adolescentes durante o processo formativo, buscando contribuir para que possam ser protagonistas de suas próprias histórias.

Desde o início da parceria firmada entre a Fundação CASA e a Horizontes, mais de 60 mil adolescentes concluíram os cursos ofertados. Esses cursos acontecem em 55 centros da Fundação localizados na capital, na região metropolitana e no litoral de São Paulo. Diariamente, cerca de 130 educadores da Associação Horizontes trabalham nessas instalações.

Sobre a Associação Horizontes
A Horizontes é uma associação civil, cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e tem a missão primordial de aplicar medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). 

Serviço:
Mostra: "Juventudes: Movimento, Transformação e Futuro"
Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575

Período: de 2 a 18 de dezembro de 2014
Horário: das 9h às 20h

 

 
Todos os Direitos Reservados a FÁBRICAS DE CULTURA.
Desenvolvimento de Sites