Em sessões realizadas em todas as unidades das Fábricas, será exibido o curta-metragem de animação “Sangro”, que busca desestigmatizar o HIV
Em abril, as Fábricas de Cultura da Zona Norte e Sul da capital e a Fábrica de Diadema – equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrados pela Poiesis - promoverão sessões de cinema gratuitas. A programação conta com dois ciclos de exibições, que passarão por todas as Fábricas, e projeções pontuais. É só pegar a pipoca e acompanhar a agenda!
Dia 2 começa o ciclo de exibições do curta-metragem Sangro. Inspirado em uma história real, a obra de Thiago Minamisawa aborda o processo de superação e amadurecimento de uma pessoa que descobre viver com HIV. Após a exibição, será proposta uma roda de conversa informal com o diretor do filme, em que o diálogo será conduzido tanto pelas questões apresentadas na produção, quanto pelas dúvidas e concepções dos participantes acerca do tema. Serão realizadas sessões em todas as Fábricas entre os dias 2 e 10 de abril.
As Fábricas também receberão o festival Cinefantasy. Criado para divulgar e gerar debates sobre o universo da fantasia no cinema, o projeto apresenta a Mostra Mulheres Fantásticas, composta por curta-metragens dirigidos exclusivamente por mulheres. Serão exibidos: Apropiación Indebida (ESP), direção de Ana Maria Ferri; Des Sirènes et Des Guns (FRA), direção Margot Clavel; Maradentro (GTM), direção Christa Boarini; Mar de Monstro (BRA), direção de Isabella Raposo; O menino e o Louco (BRA), direção de Julia Ferreira; Sigue Contando (ESP), direção de Beatriz Olcina; e Welniakoi (POL),direção de Joanna Polak. Após as sessões haverá um bate-papo com o público sobre a participação feminina no mercado audiovisual, com mediação de Monica Trigo, diretora do festival, e participação de Leticia Santinon, do SPCine de São Paulo. De 4 a 12/4.
Ao longo do mês, o público ainda poderá conhecer mais sobre as vida e obra de Ordalina Cândido, descobrir a cena de slams ao redor do mundo, refletir sobre representatividade e respeito à população LGBT, entre outros tópicos, tudo por meio do cinema. Confira a programação completa de exibições das Fábricas de Cultura:
Sangro
2/4, terça-feira, 10h às 12h – Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.
2/4, terça-feira, 15h às 17h - Fábrica de Cultura Brasilândia.
3/4, quarta-feira, 15h às 17h – Fábrica de Cultura Jaçanã.
9/4, terça-feira, 15h às 17h – Fábrica de Cultura Diadema.
10/4, quarta-feira, 10h às 12h – Fábrica de Cultura Capão Redondo.
10/4, quarta-feira, 15h às 17h – Fábrica de Cultura Jd. São Luís.
Recomendação etária: 14 anos.
Cinefantasy - Mostra Mulheres Fantásticas
4/4, quinta-feira, 14h às 16h - Fábrica de Cultura Capão Redondo.
4/4, quinta-feira, 19h30 às 21h30 - Fábrica de Cultura Jd. São Luís.
5/4, sexta-feira, 19h30 às 21h30 - Fábrica de Cultura Diadema.
11/4, quinta-feira, 15h às 17h - Fábrica de Cultura Brasilândia.
11/4, quinta-feira, 19h às 21h - Fábrica de Cultura Jaçanã.
12/4, sexta-feira, 19h30 às 21h30 - Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.
Recomendação etária: 14 anos.
Historinhas Coloridas: Por Uma Infância Sem Preconceitos
10/4, quarta-feira, 10h às 12h.
Local: Fábrica de Cultura Brasilândia.
Recomendação etária: 3 anos.
A produção fala sobre a importância da representatividade e respeito à população LGBT desde criança. Após a exibição acontece um bate-papo entre os participantes.
Visionários da Quebrada
10/4, quarta-feira, 19h às 21h.
Local: Fábrica de Cultura Capão Redondo.
Recomendação etária: Livre.
Personagens de várias quebradas de São Paulo nos guiam ao encontro de outros olhares sobre pessoas, filosofias, práticas e relações produzidas nas periferias da cidade. As histórias, contadas por seus próprios protagonistas, criam novos imaginários e narrativas sobre os saberes das periferias relacionados a moda, educação, gastronomia, dança, comunicação, entre outros temas, e revelam a potência de pessoas extraordinárias que, na construção cotidiana, fortalecem valores que promovem mudanças em suas comunidades.
A exibição é uma parceria entre o programa Fábricas de Cultura e a plataforma digital de cinema independente Taturana.
Slam - Voz De Levante
14/4, domingo, 14h às 17h.
Local: Fábrica de Cultura Capão Redondo.
Recomendação etária: Livre.
Dirigido por Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, o documentário mostra as cenas de Slams em Chicago, Nova Iorque, Paris, Rio e São Paulo. A obra aborda a manifestação artística enquanto elemento estimulador da criatividade e do convívio entre pessoas diferentes numa época de conflitos políticos, como uma possibilidade para manifestar o livre pensamento e a expressão artística. O documentário é vencedor de dois prêmios no Festival do Rio 2017 e melhor filme nacional no Festival Internacional Mulheres no Cinema. Após a exibição, Tatiana participará de um bate-papo com o público.
A exibição é uma parceria entre o programa Fábricas de Cultura e a plataforma digital de cinema independente Taturana.
Ordalina Candido – Eu Sou Povo
24/4, quarta feira, 14h às 16h
Local: Fábrica de Cultura Diadema.
Recomendação etária: Livre.
Documentário sobre a artista plástica negra Ordalina Candido. Mesmo tendo uma vida com muito altos e baixos, descobriu na arte seu legado. A obra tem como fio condutor os bairros do Eldorado e Inamar, em Diadema – SP, localidades que abarcam grande parte de sua história como pintora e articuladora social.
Corpo Delito
24/4, quarta-feira, 19h30 às 21h.
Local: Fábrica de Cultura Brasilândia.
Recomendação etária: Livre.
O filme apresenta a história de Ivan. Aos trinta anos, acaba de sair da cadeia depois de oito anos preso. De volta à sua casa e ao convívio de sua esposa filha que ele mal conhece, ele tem uma chance de retomar a vida. No entanto, o passado ainda o atormenta. Ivan está em liberdade condicional, com uma tornozeleira eletrônica que o proíbe de fazer qualquer trajeto que não seja o de casa para o trabalho, do trabalho para casa. Por determinação da Justiça, ele precisa cumprir uma rotina de 8 horas diárias apertando parafusos numa fábrica. À noite, ele não pode sair de casa. Mas, aos poucos, Ivan passa a não aceitar mais essa condição.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.