Notícias

Fábricas de Cultura recebem o Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias



Entre 13 e 16 de maio, as Fábricas de Cultura Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha, unidades do Programa Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, participarão do Encontro Internacional Boca do Céu, com a presença de personalidades internacionais que contarão histórias para crianças e adolescentes. O evento já tem 13 anos de existência e realiza a sua sexta edição internacional. A entrada é franca.

Confira a programação:

Dia 13, Terça-Feira, 14h30
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Com Mafane (Ilha da Reunião e Canadá)

A contadora de histórias Mafane nasceu e cresceu na Ilha da Reunião e sua infância foi marcada por música, contos e lendas crioulas. Suas narrações ganham ritmo ao som do bobres (arco musical, parente do berimbau, usado pelos antigos contadores).

Dia 14, Quarta-Feira, 14h30
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Com Clare Murphy (Irlanda)

A atriz e escritora Clare Murphy, especializada em contação de histórias para comunidades, possui estilo dinâmico e repertório que inclui mitologia, lendas, contos folclóricos, fábulas e seus próprios contos autorais. Clare ganhou um prêmio de Empreendedores Sociais da Irlanda por seu trabalho envolvendo a arte de contar histórias.

Dia 15, Quinta-Feira, 10h
Fábrica de Cultura Jaçanã
Com Hugh Cotton (Inglaterra e Canadá)

Seu repertório é formado por histórias de todo o mundo, mas Hugh Cotton é especialmente atraído por contos maravilhosos europeus, e cada vez mais por mitos celtas. O inglês, hoje residente no Canadá, encontrou a arte de contar histórias por meio da educação.

Dia 16, Sexta-Feira, 14h30
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Com Dan Yashinsky (Canadá)

Dan Yashinsky é contador de histórias, escritor e organizador comunitário. Ele foi um dos responsáveis pelo renascimento da arte de contar histórias no Canadá. Recebeu o primeiro Prêmio Jane Jacobs e o Chalmers Arts Fellowship do Conselho de Artes de Ontario. Também é fundador do Toronto Festival of Storytellers e cofundador da Escola de Contadores de Histórias de Toronto.

O Encontro Internacional Boca do Céu também acontecerá na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Itaú Cultural e no Auditório Ibirapuera. Mais informações no site: www.bocadoceu.com.br

O evento tem a curadoria de Regina Machado, que é contadora de estórias para adultos e crianças desde 1980. Mestre em Educational Theatre na New York University, com doutoramento na ECA-USP, em 1989. Professora Livre Docente do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.

Sobre as Fábricas de Cultura

O Governo do Estado de São Paulo mantém nove Fábricas de Cultura em bairros da periferia da Capital Paulista: são cinco unidades na Zona Leste (Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba e Vila Curuçá), duas na Zona Norte (Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e mais duas na Zona Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo). Mais uma unidade será inaugurada na Brasilândia, Zona Norte. As localidades foram escolhidas a partir do Índice de Vulnerabilidade Juvenil - IVJ, desenvolvido pela Fundação Seade e composto por variáveis que influem nas condições de vida dos jovens.

Quatro unidades do programa Fábricas de Cultura são administradas pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura: FC Jaçanã, FC Vila Nova Cachoeirinha, FC Jardim São Luís e FC Capão Redondo. As outras cinco são administradas pela Organização Social Cultural e Educacional – Catavento: FC Sapopemba, FC Parque Belém, FC Itaim Paulista, FC Vila Curuçá e FC Cidade Tiradentes.

Serviço
Fábricas de Cultura:
www.fabricasdecultura.org.br

 

 
Todos os Direitos Reservados a FÁBRICAS DE CULTURA.
Desenvolvimento de Sites

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR