Notícias

Fábricas de Cultura recebem turnê do Projeto Biblioteca do Corpo



Concebido em Viena e produzido no Brasil, espetáculo “Das tripas... coração” estreia nesta quarta, às 20h 

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura do Estado, recebem neste mês o espetáculo “Das tripas...coração”. Na obra, os bailarinos efetuam um estudo anatômico para tratar de uma realidade em muitos lugares do mundo: o tráfico de órgãos. Em uma performance interativa, os espectadores serão convidados a subir no palco e visitar o jardim do corpo. As apresentações acontecem dia 09, às 20h, no Jardim São Luís e dia 11, às 15h, na Brasilândia.

Segundo o enredo, em alguns países, prisioneiros são executados para beneficiar o tráfico de órgãos internacional. Nesta hierarquia criminal estão envolvidas pessoas comuns, médicos e organizações hospitalares. O espetáculo traz o questionamento ao público: será que estamos dentro de uma galeria de arte onde o corpo é exibido como objeto ou acabamos de entrar ocasionalmente numa sala hospitalar e somos testemunhas oculares de um procedimento cirúrgico?

Sobre o projeto
 

A performance “Das tripas... coração”é a conclusão do Projeto Biblioteca do Corpo edição 2015, criado e desenvolvido pelo coreógrafo e dançarino Ismael Ivo, em uma parceria entre Secretaria de Estado da Cultura, por meio da organização social Poiesis. A iniciativa explora um método especial para orientar e treinar jovens profissionais da dança, com o objetivo de permitir que os bailarinos sigam em busca de sua identidade artística e alcancem nível individual de excelência.

 

O projeto é destinado a bailarinos, entre 18 e 27 anos, com sólida formação em sua área, provenientes de qualquer linguagem da dança (balé clássico, moderno, pós-moderno, contemporâneo, danças urbanas). Em formato de estágio internacional, será realizado na cidade de Viena, Áustria, no Festival ImPulsTanz, sob coordenação e curadoria de Ismael Ivo e, posteriormente, com atividades na cidade de São Paulo, Brasil.

 

Sobre Ismael Ivo

 

É coreógrafo e bailarino há mais de 40 anos, dirigiu o Festival de Dança da Bienal de Veneza, é diretor artístico do ImPulsTanz em Vienna e criador do Projeto Biblioteca do Corpo. Atua também como professor convidado da Max-Reinhardt Seminar, na Universidade de Música e Artes Performáticas de Vienna, é Diretor Artístico do Prêmio Roma de Coreografia Contemporânea e Curador Artístico do Projeto de Qualificação em Dança da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

 

Serviço: Fábricas de Cultura www.fabricasdecultura.org.br

 

Fábrica de Cultura Brasilândia
Entrada 1: Av. General Penha Brasil, 2508.
Entrada 2: Av. Inajar de Souza, 7001. Tel: (11) 3859-2300 
Horário de funcionamento: terça a Sexta das 9h às 20h.
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação. 

Fábrica de Cultura Jardim São LuísRua Antônio Ramos Rosa, 651.
Tel: (11) 5510-5530. Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 20h.
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação.

Poiesis
Fábricas de Cultura
 
Todos os Direitos Reservados a FÁBRICAS DE CULTURA.
Desenvolvimento de Sites