Notícias

Núcleo Luz volta ao teatro Sérgio Cardoso com o espetáculo “Okiиosmóv - Um ballet nada яusso”



O Núcleo Luz apresenta nos dias 12 e 13 de agosto, às 20h30, o espetáculo de dança “Okiиosmóv - Um ballet nada яusso”, de Chris Belluomini, no Teatro Sérgio Cardoso, com entrada gratuita. Além da dança, a produção integra outras linguagens como teatro e canto. O Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Okiиosmóv teve seu processo de pesquisa e criação iniciado em agosto de 2014. É resultado do trabalho desenvolvido com os aprendizes do Ciclo II, programa de formação do Núcleo Luz. No espetáculo, o balé clássico, a dança moderna, as danças urbanas dialogam e convivem com o mesmo propósito, o de comunicar. O nome é uma brincadeira, mas que tem um significado sério. Revela nas entrelinhas o acolhimento das múltiplas formas de expressão que compõe o corpo dentro do cenário atual.  Tendo como centro da dramaturgia o risco e a incerteza que acompanham o que nos move na vida, o espetáculo deixa mais perguntas do que respostas. O que nos movimenta e o que nos paralisa? Essa e outras inquietações humanas estão contidas na construção dramatúrgica, que tem como principal instrumento de comunicação a linguagem da dança contemporânea.

O que é – Núcleo Luz  Criado em 2007, o Núcleo Luz é um projeto que dá a oportunidade a jovens (entre 14 e 26 anos) de famílias de baixa renda, de vivenciarem a dança de forma mais aprofundada. O projeto amplia o universo cultural dos jovens por meio do ensino de diferentes técnicas de dança, da criação de espetáculos, do desenvolvimento de trabalhos artísticos e da participação em diversas atividades socioeducativas. As atividades acontecem de segunda a sexta na sede do projeto, situada no Bom Retiro. O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte aos aprendizes da região metropolitana de São Paulo.

Nos últimos seis anos, o Núcleo Luz já criou e apresentou os espetáculos Pedrinho Luz (2007), inspirado no balé russo Petrouchka; Villa Luz – Mestiçagem, a rota das nossas Histórias (2009), baseado na vida e obra de Villa-Lobos, ambos sob a direção artística de Susana Yamauchi; Rito de Passagem (2011), inspirado em A Sagração da Primavera, também de Stravinsky, e Heurói (2013), ambos com a direção artística de Chris Belluomini.  O Núcleo Luz faz parte do Programa Fábrica de Culturas, gerenciado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. 

Serviço: Okiиosmóv - Um ballet nada яusso  Dias 12 e 13 de agosto, às 20h30. 90 minutos. Classificação: livre. Entrada Gratuita. Teatro Sérgio Cardoso Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista - São Paulo, SP Telefone: (11) 3288-0136 835 lugares Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na bilheteria do teatro no dia do espetáculo.

FICHA TÉCNICA  Direção e Criação: Chris Belluomini 
Assistência de Coreografia e Ensaios: Ana Luisa Seelaender 
Assistência Geral e Artística: Douglas Iesus, Márcio Greyk e Mauro J. Alves 
Cenário: Márcio Macena e Chris Belluomini 
Figurino: Márcio Macena 
Música Original: Carlos Ranoya 
Desenho de Luz: Miló Martins 
Assistência de Produção: Pablo Araripe 
Produção: Renata Montesanti 
Elenco: Alex Araújo, Camila Bosso, Carlos Araújo, Danilo Estevam, Ednelson Guedes, Fernando Ramos, Harrison Rodrigues, Jeniffer Mendes, Joelma Souza, Juliana Souza, Lion Lourenço, Lucas Lopes, Maitê Evangelista, Marcelino Dutra, Mariana Prado, Munique Mendes, Nathalia de Alencar, Rafael Oliveira, Renan L. Costa, Ricardo Januário, Rivaldo Ferreira, Rodrigo Alcântara, Thales Felipe, Victor Almeida, Wellington Matos, Yasmin S. Ribeiro.

 
Todos os Direitos Reservados a FÁBRICAS DE CULTURA.
Desenvolvimento de Sites