Produção teatral coletiva trata da violência que acomete jovens da periferia paulistana
Estreia no dia 30 de novembro, às 19h30, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís – unidade da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, Língua e Literatura –, o espetáculo Desova. A montagem, desenvolvida durante o ano de 2013 com os aprendizes do Projeto Espetáculo, terá outra apresentação no dia 1º de dezembro, no mesmo horário. A entrada é gratuita.
O Projeto Espetáculo é composto por jovens que participam das atividades de formação cultural das Fábricas de Cultura. Em 2013, o tema “Violência” veio à tona durante os processos de criação teatral coletiva, culminando na montagem de Desova. A Fábrica de Cultura Jardim São Luís é vizinha do Cemitério São Luís, um dos maiores da cidade, conhecido pela grande quantidade de jovens sepultados.
A montagem trata da história de um jovem sem nome à procura de si mesmo e de seu lugar no mundo. Cercada pela violência, a personagem tenta prosseguir pelas veredas de uma realidade que é marcada pela marginalização e por altos índices de mortalidade de jovens iguais a ele - ao mesmo tempo em que tenta escapar desse destino, com endereço certo.
Em 2013, o Projeto se baseia na Jornada do Herói, da obra O Herói de Mil Faces do mitólogo norte-americano Joseph Campbell, utilizando como fio condutor o mito grego do Minotauro: a fera que vivia em um labirinto, na Ilha de Creta. Para o local eram enviados rapazes e moças atenienses para sacrifício, por ordem do vingativo Rei Mino. No mito, as mortes só têm um fim quando o herói Teseu decide enfrentar a fera – e todos os seus medos.
O Programa Fábricas de Cultura acredita que os processos de criação em arte podem iluminar caminhos para outros futuros possíveis.
Sobre o Projeto Espetáculo
O Projeto Espetáculo é uma experiência coletiva de produção artística, em que os participantes, prioritariamente adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos, vivenciam diferentes aspectos da construção de uma obra cênica com a orientação de educadores e encenadores. É reservado aos participantes o papel de sujeitos de suas construções e aprendizagens e de sua produção artístico-cultural.
Com coordenação artística de Eliana Monteiro e direção de Ana Sharp e Maurício Perussi, o Projeto contribui para tornar público o trabalho das Fábricas de Cultura para a comunidade, além de potencializar o intercâmbio entre as unidades.
Sobre as Fábricas de Cultura
Quatro unidades do programa Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo são administradas pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura: FC Jaçanã, FC Vila Nova Cachoeirinha, FC Jardim São Luís e FC Capão Redondo. Ao todo, há nove unidades em funcionamento na periferia da Capital.
Serviço:
Espetáculo DESOVA
Dias: 30/11 – Sábado | 01/12 – Domingo.
Horário: 19h30
Local: Teatro da Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Faixa etária: a partir de 12 anos.
Lugares: 255
Ingresso: Gratuito (retirar uma hora antes na recepção)
Obs: Dispõe de rampa de acesso para deficientes.
Fábricas de Cultura Jardim São Luis
Rua Antônio Ramos Rosa, 651, Jardim São Luis Tel.:(11) 5510-5530
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 17h.
Sábados e domingos: consulte nossa programação.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.