Notícias

Programação de Carnaval das Fábricas de Cultura




As Fábricas de Cultura Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha promoverão, durante o mês de fevereiro, uma programação especial de Carnaval. A entrada é gratuita para todas as atividades.

No Carnaval das Fábricas de Cultura haverá oficinas de confecção de máscaras e adereços carnavalescos; bailes de carnaval; blocos de rua e muita diversão para adultos e crianças. As atividades estão programadas para dias e horários alternados em cada unidade. Haverá também algumas atividades especiais que acontecerão em ruas próximas às Fábricas. Confira a programação completa:

Programação “Carnaval na Fábrica” - Unidades Zonas Norte e Sul

Oficina de Confecção de Máscaras de Carnaval
Com Deco Morais

Os aprendizes irão confeccionar suas próprias máscaras de carnaval a partir da utilização de alguns materiais recicláveis. Tintas, confetes, retalhos, purpurinas, lantejoulas e criatividade darão os acabamentos finais!

Dias e Horários em cada unidade: Brasilândia (dia 10, às 15h); Jaçanã (dia 11, às 15h); Vila Nova Cachoeirinha (dia 12, às 15h); Capão Redondo (dia 13, às 14h30) e Jardim São Luís (dia 14, às 15h).

Oficina de máscaras de carnaval
Unidade Jaçanã (Dia 12, às 15h)

A equipe da Fábrica de Cultura realizará uma oficina de máscaras para que as crianças usem no dia do baile de carnaval.

Carnafábrica
Unidade Capão Redondo (Dia 13, às 16h)

Confecção de máscaras de carnaval e seleção de samba, axé e marchinhas feita pelo DJ Gustavo. Evento preparado pela Comissão de Aprendizes da Fábrica de Cultura Capão Redondo.

Desfile de Blocos Carnavalescos
Unidade Brasilândia (Dia 14, às 14h)

A Brasilândia vai entrar no clima do carnaval com o desfile de blocos carnavalescos nas ruas. Depois do cortejo, os blocos se concentrarão na Fábrica para todo mundo dançar junto. Participam o Cortejo de Tantos Carnavais, Bloco Afro É Di Santo e Samba do Congo.

Baile de Carnaval – Matinê na Fábrica
Unidade Jaçanã (Dia 14, às 16h)

A equipe da Fábrica de Cultura realiza um baile cheio de marchinhas de carnaval antigas e com muita diversão!

Fábrica na Folia – Carnaval de Rua
Unidade Vila Nova Cachoeirinha (Dia 15, às 15h)

Resgate da tradição dos blocos de rua com o desfile do bloco carnavalesco Garotos da Vila Santa Maria, que terá o acompanhamento da bateria e carro de som. O bloco sairá do estacionamento da Fábrica e circulará pelas Avenidas Franklin do Amaral e Conselheiro Moreira de Barros, que ficam próximas, depois retornará à unidade.

Oficina de adereços e baile de carnaval
Unidade Brasilândia (Dia 15, às 14h)

Haverá a confecção de máscaras, adereços e figurinos com a utilização de material reciclado. Logo depois, um baile de carnaval para desfilar as fantasias recicladas. Haverá a participação de uma banda tocando ao vivo as melhores marchinhas.

Carnaval de Papel
Unidade Jardim São Luís (Dia 21, às 15h)

Contação de Histórias sobre o Carnaval, em que são citadas marchinhas e poemas de autores como Chico Buarque de Holanda, Zé Keti e Manoel Bandeira, que abordam nossas brincadeiras populares. O “Carnaval de Papel” é inspirado no poema musicado “Quando o Carnaval chegar” de Chico Buarque, que é transformado em uma fábula moderna de um menino que se prepara para o Carnaval, fazendo fantasias e máscaras junto com os seus pais. Entre uma máscara e uma fantasia são contadas histórias de antigos carnavais.

CarnaFábrica 

Unidade Jardim São Luís (Dia 21, 16h)

Cortejo de Carnaval com os blocos Unidos do Bairro e É Di Santo pelas regiões do M’Boi Mirim e Jardim São Luís. Primeiro, os blocos sairão da Casa de Cultura do M’Boi Mirim, seguirão pelas ruas Francisco Xavier Salles, João Camisa Nova e Antônio Ramos Rosa, até chegar na Fábrica de Cultura.

Serviço:
Fábricas de Cultura
www.fabricasdecultura.org.br

 

Poiesis
Fábricas de Cultura
Governo de São Paulo
 
Todos os Direitos Reservados a FÁBRICAS DE CULTURA.
Desenvolvimento de Sites