Notícias

Programação Especial para o mês da Consciência Negra



Durante o mês de novembro, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, as Fábricas de Cultura Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha promovem uma ampla programação com atividades especiais. A entrada é gratuita. Confira a programação:

Oficina Brincadeiras do Congo com Wasawulua Daniel
(Na unidade Vila Nova Cachoeirinha, dia 13, às 14h30; na unidade Jaçanã, dia 18, às 14h30; na unidade Jardim São Luís, dia 25, às 14h30; e unidade Brasilândia, dia 27, às 14h30).

O educador Wasawulua Daniel, nascido na República do Congo, realizará a oficina Brincadeiras do Congo, em que compartilhará as vivências e experiências de músicas, danças, brincadeiras e cantos de seu país.

Oficina de Construção de Berimbau e Show de Samba de Roda 
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha 
Dias 16 e 20, às 10h; dia 19, às 16h 

A oficina propõe uma volta ao passado com música e desenvolvimento motor, por meio da construção do instrumento berimbau. No encerramento, Mestre Brasília apresentará um show performático com a linguagem e ritmos do samba de roda. Haverá também uma exposição fotográfica de expoentes negros.

Show: Banda “Caminho Suave”
Fábrica Jaçanã - Dia 19, às 20h

Em comemoração ao mês da consciência negra, a banda “Caminho Suave” apresentará um show com toda essência do estilo do reggae de raiz.

Show: Samba no Terreiro da Carola
Evento de Rua (R. Rodolfo Teófilo - Vila Carolina)
(Ação da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha)
Dia 20 das 16h às 22h

O Projeto Cultura Brasileira - Devoção ao Samba realiza o show “Samba no Terreiro da Carola”. O evento acontece na Comunidade da Vila Carolina, no Bairro do Limão. Participam os Grupos: Lance Perfeito, Comunidade Buraco do Sapo, Alex & Pan e Bateria da Escola de Samba Camisa Verde e Branco. 

Roda de Samba com as Comunidades
Fábrica de Cultura Jardim São Luís - Dia 21, às 17h


As Rodas de Samba adquiriram sua diversidade artística e se estabeleceram ao longo dos anos como um movimento de inegável valor social. Inspiradas, sobretudo, no ritmo africano do “Semba” – estilo que designa uma mistura de música, dança, poesia e festa. Serão apresentados os Grupos Comunidade Cultural Jardim Bandeirantes e Comunidade Samba do Bronks Jardim Edite.

 

Show com o artista africano Bukassa Kabengele (Booka) 
Fábrica de Cultura Jardim São Luís - Dia 21, às 20h

Com sua banda Booka Mutoto, o artista africano Bukassa Kabengele (foto) apresentará o melhor de sua música de origem étnica negra, com influências do afro, samba, soul, pop, jazz e música cubana. Resultado que o artista denomina como a “nova música afro-brasileira”.

1° Edição do Grafite “Galerias ao Ar Livre”
Fábrica de Cultura Brasilândia - Dia 22, às 14h

Neste encontro, os grafiteiros da região e os aprendizes das Fábricas Brasilândia e Jaçanã pintarão um mural coletivo. O projeto visa estimular a produção local de murais, hortas verticais e outras intervenções artísticas. A grafiteira Ziza é a convidada desta edição.

Encontro: “Hip-Hop - Arte Negra em movimento”
Fábrica Jaçanã - Dia 22, às 16h

O encontro Hip-Hop: Arte Negra em movimento apresenta uma programação variada sobre o papel do Hip-hop como ferramenta de transformação por meio da educação. Será discutido, principalmente, como o movimento realiza um diálogo com o poder público na implantação de políticas públicas para a comunidade do Jaçanã. No final do encontro haverá um Pocket Show com os Grupos Resumo do Jazz e Caos do Subúrbio.

Poiesis
Fábricas de Cultura
Governo de São Paulo
 
Todos os Direitos Reservados a FÁBRICAS DE CULTURA.
Desenvolvimento de Sites