As Fábricas de Cultura apresentam “Da Independência à Tropicália”, duas atividades online sobre o Tropicalismo ou Movimento Tropicalista, um momento de ruptura que transformou a música popular brasileira e influi até hoje em nosso comportamento. Este movimento cultural surgiu da união de vários artistas brasileiros na década de 1960, se contrapondo ao cenário de opressão ditatorial que o país vivia e apresentando ao povo suas opiniões e muita inovação artística, externando em alto e bom som o seu próprio Grito de Independência e Liberdade.
1/12, às 14h: conversa musicada com Tom Zé, um dos mais importantes artistas do movimento, ilustrada por canções alusivas ao tema. Nesse encontro, Tom Zé é acompanhado pelo competente músico e produtor de seus discos recentes, Daniel Maia.
8/12, às 14h: bate-papo com a jornalista e pesquisadora musical Chris Fuscaldo e o historiador Rodrigo Fernando sobre a Independência do país e a influência da Semana de Arte Moderna (1922) no Movimento Tropicalista.
|