Consciência Negra

Programação especial nas Fábricas

Consciência Negra

O mês referenciado pela luta e morte do líder quilombola, Zumbi dos Palmares, é destaque nas agendas das Fábricas de Cultura localizadas nas zonas leste, norte e sul da capital, Osasco, Grande ABC, Iguape e Santos.

 

Acompanhe a programação e participe!

 

Curtiu? Nas Fábricas de Cultura sempre tem muita arte e formação! O programa é gerenciado pela Poiesis e pela Catavento Cultural, ambas, Organizações Sociais de Cultura, parceiras da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Consciência Negra

TODA PERIFERIA É MATRIARCAL - SOBERANA ZIZA

FC BRASILÂNDIA
9h às 17h

A live paint “Toda Periferia é Matriarcal” conduzida da artista Soberana Ziza, celebra o protagonismo das mulheres negras nas periferias. Direcionada a quem se interessa por arte urbana e questões sociais, e ocorrerá na parte interna da Fábrica de Cultura da Brasilândia.

AFROCUIDAR - COM COLETVO TRANÇANDO RAÍZES ESPECIAL

FC BRASILÂNDIA
10h às 15h
A Fábrica de Cultura da Brasilândia convida o coletivo Trançando Raízes para realizar o projeto “Afrocuidar”, em homenagem ao dia da Consciência Negra. Este encontro proporcionara oficina de massagem,  roda de conversa sobre cultura negra e também uma oficina de samba rock. Um dia em dedicado celebração da cultura negra através da dança e do auto cuidado.

MULHERES CANTAM LECI: HOMENAGEM AOS 80 ANOS DE LECI BRANDÃO

FC JAÇANÃ
18h às 20h

A Fábrica de Cultura do Jaçanã presta homenagem a um grande nome da cultura preta brasileira: Leci Brandão. Cantora, atriz, ativista, defensora de pautas sociais, e pioneira em vários aspectos, Leci Brandão foi a primeira mulher a participar da ala de compositores da escola de samba da Mangueira e a primeira cantora famosa do Brasil a se posicionar publicamente como uma mulher lésbica. 

Para celebrar os 80 anos de vida deste grande ícone do samba e da cultura brasileira, faremos uma roda de conversa sobre a vivência das mulheres pretas no samba e na arte. Animando ainda mais este dia, convidamos Viviane Abrahão e Natália Lagê para uma apresentação em homenagem a Leci, com acompanhamento do grupo Sampagode.

BONECA DE PANO ABAYOMI

NÚCLEO TAIPAS
10h às 11h30
A Boneca de Pano Abayomi de tradição ancestral conhecida por trazer felicidade, será apresentada aos participantes que irão confeccionar o seu próprio modelo anualmente. Serão aplicadas técnicas de amarrações e nós sem a necessidade de cola e costura. As formas e cores serão de livre escolha para terem um olhar afetivo da identidade cultural afro-brasileira como símbolo de força e resistência. Como: Luciana Ribeiro.

CONFECÇÃO DE MÁSCARAS AFRICANAS

NÚCLEO TAIPAS
13h às 14h30

Como forma de celebrar a importância da Consciência Negra, participantes irão conhecer um pouco da cultura africana através da confecção de máscaras de maneira lúdica e criativa. Ao final, as máscaras produzidas poderão ser levadas para casa. Com: Nucí Miranda

A INFLUÊNCIA AFRICANA NA CULINÁRIA BRASILEIRA

NÚCLEO TAIPAS
14h30 às 16h

Participantes irão preparar no fogão e forno de barro uma receita que além de saborosa, expressa resistência cultural, ancestralidade e identidade. Será preparado um dos pratos mais simbólicos do país e que leva para a panela sabores, aromas e cores marcantes, uma Moqueca de Caju e Farofa de Coco com Amendoim, tradição que expressa a herança africana aqui no Brasil.

Com: Isis Apes

VIVÊNCIA LIVRE EM MACULELÊ

NÚCLEO TAIPAS
13h30 às 14h30

A vivência contará com uma apresentação coreografada sobre histórias presentes no Maculelê, dança folclórica de origem afro-brasileira difundida em Santo Amaro da Purificação na Bahia. Assim como a capoeira que camuflou seus golpes com uma dança, no maculelê pedaços de paus eram na verdade suas armas camufladas em busca de proteção. Com: Mestre Coruja.

RODA DE CAPOEIRA

NÚCLEO TAIPAS
14h30 às 15h30
Durante a roda de capoeira serão apresentados a gestualidade de cada movimento, o jogo de lendas e histórias heroicas do martírio do povo negro no Brasil. Sempre com bastante diálogo, também serão explorados os instrumentos que compõe a orquestra de uma roda de capoeira e sua musicalidade. Com: Mestre Coruja.

CABIDE AFRO: VESTIMENTAS TRADICIONAIS

NÚCLEO TAIPAS
10h às 17h
Trajes e adereços presentes na indumentária afro serão colocados à disposição do público para reflexão sobre valores, estética e identidade. Cabine Afro tem a proposta de aproximar o público interessado em moda, das tradições, composições e padrões estéticos presentes na Cultura Africana.

SUE CIRCUNDE E COLETIVAMENTE HIP HOP: CONSCIÊNCIA NEGRA NÃO TERMINA EM NOVEMBRO

NÚCLEO TAIPAS
15h30 às 17h
O Dia da Consciência Negra será pauta de discussão proposta pelo Coletivamente Hip Hop. Além de apresentações de dança, serão abordadas ações que resultem no combate ao genocídio da juventude preta. A convidada especial Sue Circunde, advogada especialista em direito antidiscriminatório, com intercâmbio jurídico e cultural em Angola no ano de 2024, diretora na Associação Nacional da Advocacia Negra e advogada no Centro de Referência da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, participará afim de promover uma ação multidisciplinar que apresente estes direitos.

DISCOTECANDO COM DJ SONORA

NÚCLEO TAIPAS
10h às 17h
O DJ Sonora apresentará um pouco da musicalidade periférica presente na Cultura Urbana. Do rap, trap e funk, emergem dores, amores, manifesto, vivência e sobrevivência. Esta é a proposta, apresentar que a periferia é composta por música de resistência e empoderamento, é a oportunidade da comunidade.

ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA: PRETO & ARTE, COMBINAM! - COM IMPRÉRIO NAGÔ

FC CAPÃO REDONDO
12h às 17h

Conectando ancestralidade e autoestima, a Império Nagô realiza um trabalho que vai muito além das tranças. Desde 2015, no Jd. Horizonte Azul, na Zona Sul de São Paulo, relacionar negritude e resistência à transformação identitária na periferia, através do uso de tranças, tem feito o trabalho deste coletivo atravessar pontes.

O festival “Preto & arte, combinam!” será um espaço interativo onde a equipe realizará a abertura da exposição fotográfica “Meu Ori é NAGÔ”, juntamente com um momento de Flash Tranças e barbearia. Além disso, haverá a intervenção do poeta Santos Drummont e um pocket show da artista Dandara.

LITURGIA DA MODA: VESTIMENTAS E CULTURAS NAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

FC JARDIM SÃO LUÍS
15h às 16h

O projeto “Liturgia da Moda: Vestimentas e Culturas nas Religiões de Matriz Africana,” coordenado por Fabiana Ivo e o Babalorixá Adriano Ayrá, busca valorizar as vestimentas e o simbolismo da moda nas religiões de matriz africana, promovendo uma compreensão mais profunda das tradições culturais e religiosas. Através de oficinas de confecção, rodas de conversa, palestras e exposições, o projeto oferece uma rica troca cultural e educativa.

(a atividade também acontecerá no dia 28/10 às 19h)

RODA DE CONVERSA: COMO LIDAR COM AS MICRO AGRESSÕES RACIAIS?

FC DIADEMA
15h às 17h
A roda de conversa “Como Lidar com as Micro Agressões Raciais?” propõe um espaço de acolhimento e reflexão para discutir os efeitos nocivos do racismo na saúde mental da população negra. Com base em pesquisas que apontam o impacto do “Dano por Estresse Traumático de Base Racial” (Carter, 2007) e as consequências físicas e psíquicas do estresse constante causado pelo racismo (Silva, 2005), a atividade busca proporcionar ferramentas para que os participantes possam reconhecer, enfrentar e mitigar os efeitos das micro agressões raciais. Além da troca de experiências, os participantes serão convidados a praticar técnicas de relaxamento, promovendo o autoconhecimento emocional e incentivando formas mais serenas de lidar com essas situações no dia a dia.

FEIRA PRETINHAS NA MODA

FC VILA NOVA CACHOEIRINHA
11h às 21h

Feira Criativa com 20 marcas de moda autoral: as expositoras selecionadas serão mulheres pretas, microempreendedoras e periféricas e que tenham como foco de seus trabalhos a criatividade, a originalidade e a personalidade dos seus produtos. O evento conta ainda com outras ações como:

  • Oficinas livres gratuitas: com foco em moda e economia criativa. 
  • Oficina de Modelos;
  • Oficina de Upcycling;
  • Oficina de confecção de brincos e acessórios com materiais reciclados;
  • Palestra: Sobre como criar a sua própria marca autoral e tirá-la do papel tornando-se uma empreendedora criativa;
  • Fashion Show: pocket desfile de todas as marcas, com 20 modelos negras, 5 modelos PCDs. ao som da cantora Camila Arruda, em apresentação ao vivo.

SANKOFA, COM DOW RAIZ

FC OSASCO
18h às 20h

Neste mês a Fábrica de Cultura 4.0 Osasco celebra o Sankofa, para reconhecer que existem várias histórias, povos, culturas e saberes anteriores. Sankofa a tradução do termo seria ‘volte e pegue”. Relembrar o passado é fazer uma construção de sua identidade hoje para o amanhã. No futuro, quando você se encontrar novamente em um lugar parecido, poderá olhar para trás e saber como agir – ou não agir. 

 

Músico desde 2007 e com mais de 20 milhões de plays no streaming. Dow Raiz é destaque no cenário com sua forma autêntica e particular de fazer rimas junto a uma musicalidade incrível. Ele conta com 5 álbuns na pista e alguns singles lançados com grandes nomes do Hip Hop Nacional, como por exemplo: Ziriguidum ft Rael, Tropkillaz (2019) Sai Da Bota ft Tio Fresh e Sombra (2021) Inferno de Dante ft. Fabio Braza (2021) | Vai Chover ft. Hélio Bentes – Ponto de Equilibrio (2021) | Melhor Que Ontem ft Lino Krizz (2022). 

Conheça mais: @dowraiz

DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO

FC IGUAPE
15h às 18h

A Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape realizará a segunda edição do dia nacional de combate ao racismo, com atividades que buscam fortalecer e difundir o conhecimento para os jovens e adultos da cidade, abrindo novos diálogos e a desconstrução do racismo estrutural e histórico na nossa sociedade. Confira a programação:

 

17h – MACULELÊ – COM GRUPO ADCC FILHOS DE CANANÉIA

18h -TRILHA DE MARACATU DA FABRICA DE CULTURA 4.0 DE IGUAPE

19h – RODA DE JONGO COM ASSOCIAÇÃO GRUPO CULTURAL TIDUCA

19h40 – “DA SENZALA À CASA GRANDE” – COM GRUPO GERAÇÃO CAPOEIRA

FÁBRICA URBANA EDIÇÃO ESPECIAL

FC ITAIM PAULISTA
14h às 17h
Apresentações de rap nacional de grupos e mcs da região, exposição de personalidades negras históricas e roda de breaking com b boys da região itaim paulista, grafite em tela durante o evento.

Baile Black 100 Limites - Especial Consciência Negra

FC CIDADE TIRADENTES
18h às 22h
O melhor baile black da região na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes. Jovens cantam e dançam músicas dos anos 80, 90 e 2000. Evento em colaboração com o Grupo 100 Limites.

Especial Consciência Negra

FC SÃO BERNARDO DO CAMPO
a partir das 13h

Evento que vai atrair diversos artistas da Cultura Negra

Apresentação Musical e Palestras:

  • Palestras em Parceria com o CAPS e Palestrantes negros, para incentivar e mostrar sua Cultura
  • Artistas de Rap e MPB
  • Desfile de Moda Cultura Negra
  • Dj

Apresentações Musicais

Palestrante Soul Afra (Psicólogo do CAPS e Artista de Rap)

Maloka Street (Grupo de Rap de SBC)

Desfile de Moda – Estilo Afro

Dj Cassiano (Dj da Região do SBC)

Amoroso (Artista de MPB de SBC)

Show musical Aydan

FC SANTOS
15h Preta Jô

16h Sol
Exposição artistas negros da região. Todo evento será realizado na Praça dos Andradas, frente a Fábrica.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Clicando em "Aceito todos os Cookies" ou continuar a navegar no site, você concorda com o
armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.
Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

Aceitar todos os Cookies