PERGUNTAS FREQUENTES
Tire as dúvidas com as perguntas mais frequentes
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam distintas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos (ateliês e trilhas), atividades de programação cultural como apresentações, shows e palestras, bibliotecas e estúdios de gravação. Todas as atividades são gratuitas.
Atualmente somos em 15 espaços, sendo as unidades da zona norte (Brasilândia, Pólo Taipas, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha), e zona sul (Capão Redondo e Jardim São Luís) de São Paulo, Diadema, Iguape e Osasco, gerenciadas pela Organização Social, Poiesis, e as unidades da zona leste de São Paulo, São Bernardo do Campo e Santos, gerenciadas pela Organização Social Catavento Cultural.
O programa Fábricas de Cultura faz parte de uma política pública do Governo do Estado de São Paulo. A cada cinco anos, a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas realiza uma licitação pública para selecionar Organizações Sociais de Cultura (OSs) que irão administrar os projetos culturais durante esse período.
Atualmente, as unidades das zonas norte, sul e dos municípios de Diadema, Iguape e Osasco são gerenciadas pela POIESIS, uma Organização Social de Cultura. A POIESIS desenvolve e administra programas e projetos culturais, conduz pesquisas e coordena espaços culturais, museológicos e educacionais.
O principal objetivo da instituição é oferecer ambientes que promovam o acesso democrático ao conhecimento, incentivem a criação artística e intelectual, e disseminem a língua e a literatura. Assim, a POIESIS busca garantir que estudantes e o público em geral tenham oportunidades de formação complementar e contato com atividades culturais de qualidade.
Sim. Todos os espaços e atividades oferecidas pelas Fábricas de Cultura ao público são gratuitas. Em alguns casos é necessária uma inscrição prévia para garantir a utilização de um espaço, horário ou ingresso para entrada como, Projeto Espetáculo por exemplo.
Não realizamos este cadastro. Você deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência. Consulte no link abaixo: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/cras
Existem cursos nas linguagens de artes visuais, circo, danças, empreendedorismo, escrita criativa, foto e vídeo, música, teatro, tecnologia e muito mais. Acesse a grade específica de cada unidade em nossa página de Ateliês e Trilhas: www.fabricasdecultura.org.br/atelies-e-trilhas
As Fábricas de Cultura trabalham com programações culturais voltadas para a experimentação de práticas artístico culturais. Aulas de inglês e computação não fazem parte de atividades regulares do programa.
Todas as programações das Fábricas de Cultura são divulgadas nos canais oficiais do Programa (site e redes sociais) ou por meio de materiais impressos distribuídos exclusivamente nas unidades de Fábricas de Cultura. Em caso de dúvida, ou para saber se a divulgação é uma fake news, entre em nossas redes sociais ou site e confira a nossa programação.
Em todos os nossos canais de comunicação você tem acesso ao que acontece nas unidades. Para um maior detalhamento, consulte a aba “Programação Cultural” disponível em nosso site: www.fabricasdecultura.org.br/programacao-cultural
As Fábricas de Cultura são voltadas para o público infanto-juvenil. Sendo assim, todas as atividades pensadas e seus atendimentos sempre são alinhados conforme as demandas do público a partir de 8 anos de idade.
Realizamos ações para todas as idades, porém quem deseja uma formação específica pensando também no mercado de trabalho, pode conhecer o Fábrica de Games, o Núcleo de Moda, o Folia, focado na área circense, além das atividades realizadas pelos Estúdios, entre outras realizadas frequentemente em nossa programação cultural.
As Fábricas de Cultura trabalham com processos seletivos que sempre são realizados mediante apresentação de currículo no site da Poiesis na aba “Trabalhe conosco”: https://site.poiesis.org.br/trabalhe-conosco/
As inscrições acontecem em dois períodos do ano: em meados de janeiro/fevereiro e de julho/agosto. Geralmente as inscrições permanecem abertas até 45 dias após início dos cursos com vagas disponíveis. Acesse a grade específica de cada unidade em nossa página de Ateliês e Trilhas: www.fabricasdecultura.org.br/atelies-e-trilhas
Os Ateliês recebem, prioritariamente, crianças e jovens entre 8 e 21 anos. As Trilhas de Produção, em sua maioria, são para pessoas a partir de 14 anos, sem limite de idade. Em algumas Fábricas existem turmas para crianças entre 6 e 19 anos.
Você pode morar em qualquer região de São Paulo e para se inscrever, basta ir até a Fábrica mais próxima de sua residência levando os seguintes documentos: documento de identidade com foto e comprovante de residência recente.
Não. Todos os Ateliês e Trilhas possuem os instrumentos para as aulas que são ministradas nas Fábricas.
Não há limite de cursos para inscrição. Porém é necessário que não coincidam com os horários da escola, no caso de crianças e jovens em idade escolar.
Também é necessário haver disponibilidade de vagas para o curso pretendido.
É uma formação que prevê a criação de um espetáculo que envolve diferentes linguagens, como: artes visuais, cinema, circo, dança, dramaturgia, música e teatro. Saiba mais em www.fabricasdecultura.org.br/formacao-cultural/projeto-espetaculo
As propostas de programação cultural podem ser entregues na Fábrica de Cultura diretamente para a equipe de Articulação e Difusão ou, podem ser enviadas para o e-mail contato@fabricasdecultura.org.br para que sejam direcionadas às supervisões de cada unidade. No caso de programação cultural destinada às Bibliotecas, recomendamos encaminhar diretamente para as equipes de biblioteca.
Os formatos são os mais variados: Shows, espetáculos de teatro, dança, performances, contação de histórias, saraus, oficinas, workshops, exibição de obras cinematográficas, debates e palestras, dentre outros.
As Fábricas de Cultura fazem constatações artísticas tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas.
Sua proposta será avaliada pelas nossas equipes de Articulação e Difusão locais. Caso esteja em consonância com o planejamento das diretrizes de programação, e venha a ser selecionada, você será contactado para a etapa de negociação e agendamento de data e horário de realização da atividade, seguindo da solicitação de documentos para preparação do contrato, que deverá ser assinado por ambas as partes no prazo informado, antes da execução do evento. A programação é planejada com no mínimo dois meses de antecedência da realização.
Você pode apresentar seu pedido junto à Supervisão de Articulação e Difusão local e com a Gerência e explicar os detalhes do tipo de apoio que gostaria de receber. Os detalhes serão avaliados e combinados localmente, se a proposta conversar com o formato trabalhado pelas Fábricas de Cultura.
Cada parceria é tratada individualmente e deve ser conversada com a unidade de Fábrica de Cultura na qual se pretende realizar o projeto. O contato inicial pode ser feito com a Gerência da Unidade pleiteada, com a Gerência de Articulação e Difusão (sede da Poiesis), ou com a Coordenação de Comunicação da Poiesis.
As Fábricas de Cultura disponibilizam espaços em formato de Cessões de Espaço. Você deve preencher um cadastro de interesse na unidade em que gostaria de ensaiar, junto à recepção ou diretamente com a equipe de Articulação e Difusão. Este cadastro não é vitalício. Ele deverá ser renovado de tempos em tempos, uma vez que, a fila por utilização de espaços nas Fábricas é grande e todos têm o direito de utilizar os espaços.
Quando a ação está vinculada à alguma programação cultural aprovada e acordada com a Instituição, sim. Entretanto, as Fábricas de Cultura e a Poiesis não têm nenhuma obrigação ou responsabilidade perante as cobranças com o público ou com a salvaguarda dos materiais que se pretende vender. Fica a encargo do responsável pela atividade todo o controle, acompanhamento e cuidado com seus pertences. Os valores de comercialização precisam ser informados previamente ao responsável pela unidade, seguindo a orientação de preços populares.
Não existe uma idade mínima, mas menores de idade devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, tanto para fazer a inscrição na recepção como durante todo o período de atendimento no estúdio. Não há limitação regional para utilizar os serviços das Fábricas de Cultura. O estúdio não realiza ensaios. Esta solicitação pode ser atendida no serviço de Cessão de Espaço, com a equipe de Articulação e Difusão local.
Para se inscrever em nossos estúdios, vá pessoalmente à Fábrica levando um documento de identidade com foto. Menores de idade devem ir acompanhados de um responsável maior de idade, também com documento de identidade com foto. A inscrição dá direito a uma sessão de gravação e/ou mixagem com 4 horas de duração.
O estúdio realiza gravação e mixagem, não masterização.
Os artistas que gravaram nos estúdios das Fábricas de Cultura podem distribuir suas músicas nas principais plataformas digitais do mundo sem a cobrança de taxas de cadastro. A parceria também envolve o lançamento de coletâneas temáticas com músicas gravadas nos estúdios das Fábricas, além de ações de formação na área da música.
Todo o mundo! Não é preciso estar inscrito em nenhum dos ateliês ou trilhas da Fábrica.
De terça a sexta, das 09h às 19h;
Aos sábados, das 09h às 17h;
Aos domingos, FECHADAS.
Não é permitido utilizar os computadores durante as atividades da programação cultural.
É preciso fazer um cadastro simples e fácil.
Basta ir até a biblioteca da Fábrica mais perto de você com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente contendo o nome da própria pessoa e dos responsáveis (no caso de menores de 16 anos de idade).
Você pode levar no máximo 2 livros por empréstimo.
Por até 30 dias. Se precisar ficar com os livros por mais dias, você poderá renovar o empréstimo pela internet, telefone ou pessoalmente.
Quem atrasar a entrega do livro poderá sofrer uma suspensão do direito de empréstimo por 15 dias. Se você perder ou estragar um livro, ou outros documentos, deverá repor por outro igual ou por um título indicado pela biblioteca.