Festival Folia de Circo

2ª Edição

O Festival Folia de Circo é uma celebração do circo que transborda na cidade de São Paulo e região metropolitana, com oficinas, rodas de conversa – com temas que buscam inspiração nos principais assuntos relativos à atividade circense paulista atual -, e espetáculos, selecionados por sua relevância no universo circense. Em seis dias de programação gratuita, para o entorno e frequentadores da Fábrica e toda a comunidade circense da cidade, a Fábrica de Cultura de Vila Nova Cachoeirinha recebe o circo de braços abertos! 

 

Acesso rápido:

• Espetáculos;

Cortejo;

Oficinas;

Rodas de Conversa;

Exposição.

 

• Espetáculos

 

Entre Calçadas e Sombras
com Turma Folia 24
28/11, às 20h | Livre

Com interpretação em Libras

Sinopse:
“Entre Calçadas e Sombras” surge dos anseios da Turma Folia 24 pelas temáticas que englobam o dia a dia nas ruas de São Paulo. O que observamos na rua; quais são as culturas que se manifestam nesse lugar; o que é característico das ruas de São Paulo, são alguns dos pensamentos que deram início à pesquisa para a elaboração desse espetáculo de circo. Orientação de Guilherme Wander.

Inscreva-se AQUI!


Fuzuás
direção de Cibele Mateus
29/11, às 20h | Livre

Com interpretação em Libras
Sinopse:

“Fuzuás” é uma mistura de Fuzuê (alegria, folia coletiva), com Fuá (cabelo volumoso). Um espetáculo feito por mulheres negras, que enaltece a beleza de suas coroas crespas e a diversidade das comicidades negras. A brincadeira é conduzida pela figura cômica do “Mateus” , que junto com as palhaças Bandeira, Xamanga, Sarita Jurupoca, a malabarista Pipa Luke e as musicistas Gi Paixão e Luana Pereirinha, realizam uma grande folia com as habilidades circenses e populares que cada uma carrega em seu repertório.

Inscreva-se AQUI!


Circo Zanni
com Circo Zanni
30/11, às 20h | Livre

Com interpretação em Libras
Sinopse:

Circo Zanni é um espetáculo de variedades, que reúne o que há de melhor dos artistas que integram a companhia, formada por diferentes grupos circenses atuantes na cidade de São Paulo (La Mínima, Circo Amarillo, Artinerant’s e Piccolo Circo) O Espetáculo tem uma estrutura próxima do circo clássico ao mesmo tempo que evidencia as características contemporâneas trazidas por seus integrantes, através de números aéreos, de acrobacia, equilíbrio e magia, além, é claro, de palhaçaria.

 

O Zanni é em essência um circo “clássico contemporâneo brasileiro” que retoma uma antiga tradição circense: a musicalidade ao vivo. Hoje em dia, quando a música mecânica é predominante nos espetáculos de circo, o Zanni traz para o coração dos seus espetáculos a banda ao vivo formada pelos seus acrobatas, trapezistas, palhaços e malabaristas.
Inscreva-se AQUI!


Sentido Proibido
com Coletivo Um Café da Manhã
05/12, às 20h | Livre

Com interpretação em Libras
Sinopse:

Em um cenário de efervescência política, as respostas prontas ganham espaço em lugar dos questionamentos e os pensamentos não se constroem. A realidade acaba se tornando muito simplista, impondo padrões que criam preconceitos e um ambiente reacionário. “Sentido Proibido” irá na contramão desse movimento e seguirá em busca de conexão em tempo real com o ser humano se questionando e querendo construir algo que gere significado para si. Um espetáculo de circo que desafia a gravidade e preconceitos ao criar a dramaturgia a partir da sala de pesquisa e dos desafios encontrados no processo de criação.

Inscreva-se AQUI!


Noite do Farol
com Folia
06/12, às 20h | Livre

Com interpretação em Libras
Sinopse:

O Folia lança um evento com a cara da cidade de São Paulo, o Noite do Farol, uma noite para celebrar uma forma diferente de fazer espetáculos circenses, retrato do mundo contemporâneo: espetáculos com até 90 segundos de duração. O Folia vai divulgar nas ruas e encontros de circo de rua de São Paulo e região do ABC buscando alcançar o maior número possível de artistas de farol, para que se inscrevam. Desses, 20 artistas vão concorrer ao título de melhor número de farol da cidade. Os números serão avaliados por três jurados e pelo público da noite. Ao vencedor, um prêmio de R$ 1.000,00!

Inscrições para competir na Noite do Farol: para se inscrever, clique aqui! Data limite: 21.11, às 22h. O resultado das pessoas selecionadas sairá no dia 28.11, até às 18h.


O Último Ato
com Turma Folia 23
07/12, às 15h e às 20h | Livre

Com interpretação em Libras
Sinopse:

Produção de encerramento da primeira turma do Folia “O último Ato” é elaborado a partir das vivências das pessoas aprendizes nos dois anos de curso com interseção em suas subjetividades e contextos sociais. O espetáculo nasce de pesquisas feitas no terceiro semestre do curso com a condução de Cida Almeida e que, agora, ganham novas interpretações sob a orientação de Guilherme Wander.

Inscreva-se AQUI!

 


 

• Cortejo

 

Travessias Fanfarrônicas
com Las Fanfarronas
07/12, das 17h | Livre
Sinopse:

Travessias Fanfarrônicas é um CORTEJO-ESPETÁCULO em que o público percorre o universo do circo através de temas circenses tradicionais em ritmo de CUMBIA, de músicas autorais e de cumbias clássicas. Invocando suas próprias fanfarronices nas travessias e convidando o público a fazê-lo também, LAS FANFARRONAS – seis artistas latino-americanas – performam coreografias, destrezas e comicidade com muito carisma.

 


 

• Oficinas

 

Danças Guineanas
com Mariama Camara
28/11, das 14h às 16h30 | Livre
Sinopse:

A oficina de “Danças Guineanas” oferecida por Mariama Camara irá apresentar técnicas de dança da Guiné com a união do balé de outros lugares do continente africano, que faz parte da pesquisa da dançarina. A oficina irá contar com a utilização de instrumentos de percussão.

Inscreva-se AQUI!


Prevenção de Lesões
com Asha Donini
29/11, das 14h às 16h30 | 16+
Sinopse:

A oficina de Prevenção de Lesões propõe a elaboração de sequências de aquecimento e alongamento adequados para artistas circenses e a abordagem de estratégias de recuperação pós-treino. Será ministrada pela fisioterapeuta e professora de yoga Asha Donini.

Inscreva-se AQUI!


Do Circo à Capoeira – Um Fazer Brasileiro
com Rafael de Oliveira
30/11, das 14h às 16h30 | Livre
Sinopse:

A Oficina “Do Circo à Capoeira – Um Fazer Brasileiro” ofertada por Rafael Oliveira apresenta os princípios da capoeira em conformidade com a pesquisa que o artista fez com o Núcleo IÊÊ, coletivo ao qual faz parte e que traz a capoeira em relação com o cotidiano e o brincar, movimentos que vamos esquecendo e parando de fazer com o passar do tempo.

Inscreva-se AQUI!


Quadrante Coreano
com Max Rocha
05, 06 e 07/12, das 10h30 à 12h30 | 16+ (para público com experiência circense – menores devem vir com responsável)
Sinopse:

A oficina de Quadrante Coreano oferecerá, somente para pessoas iniciadas em circo, as técnicas básicas para essa modalidade. Quadrante Coreano é uma técnica circense onde uma pessoa fica sobre uma plataforma com dois mastros fincados no chão segurando outra pessoa que pode fazer diversas acrobacias sendo balançada ou jogada ao ar. Oficina ministrada por Max Rocha.

Inscreva-se AQUI!


• Rodas de Conversa

 

Pedagogias Circenses: estratégias e metodologias para um ensino democrático
com Fafá Coelho, Lisa Gianetti e Marco Guerra
28/11, das 16h30 às 18h30| Livre
Sinopse:

Conversas sobre estratégias, metodologias e didáticas circenses; os desafios da educação do circo social e do circo profissional; como ensinar artes circenses considerando as subjetividades das pessoas aprendizes; são alguns dos assuntos que serão tratados na roda de conversa “Pedagogias Circenses: estratégias e metodologias para um ensino democrático” com Marco Guerra, Lisa e Fafá Coelho como convidados.

Inscreva-se AQUI!


Perspectivas do Circo Negro e Mercado de Trabalho
com Guilherme Wander, Heraldo Firmino e Cibele Mateus
29/11, das 16h30 às 18h30 | Livre
Sinopse:

A partir do entendimento que o circo é constituído por diversas raças e etnias, e por vezes, muitas foram invisibilizadas a proposta da roda de conversa “Perspectivas do Circo Negro e Mercado de Trabalho” abordará a situação do mercado circense para pessoas negras; as influências afro diaspóricas na produção de espetáculos e a importância do circo para os convidados Guilherme Wander, Heraldo Firmino e Cibele Mateus.

Inscreva-se AQUI!


Corporeidade Circense: representações e subjetividades
com Furcifer Scher, Luan Luando, Noam Scapin
30/11, das 16h30 às 18h30 | Livre
Sinopse:

Quem são as pessoas que ocupam e produzem o circo? Nesta Roda de Conversa iremos dialogar sobre diferentes corpos/as que ocupam o território circense, suas representações, subjetividades e subversões. As pessoas convidadas para a roda são: a artista de rua e dramaturga Furcifer Scher; o poeta, palhaço e ator Luan Luando e Noam Scapin, artista circense.

Inscreva-se AQUI!


Questões sobre a Produção e Venda de Espetáculos Circenses em São Paulo: periferia e centro.
com Dario França, Gisele Tressi, Jéssica Turbiani
05/12, das 16h30 às 18h30 | Livre
Sinopse:

Nesta roda de conversa, receberemos Dario França, Gisele Tressi e Jéssica Turbiani para dialogar a respeito dos desafios na produção e venda de espetáculos circenses em São Paulo, buscando o intercâmbio de saberes com esses artistas que trabalham tanto no centro como nas periferias da cidade, a fim de contribuir com o trabalho de outras pessoas artistas.

Inscreva-se AQUI!


O Que é o Folia? Para pessoas interessadas em fazer o curso
mediação de Rodrigo Matheus e Paloma Silva
06/12, das 16h30 às 18h30 | Livre
Sinopse:

A roda de conversa “O que é o Folia? Para pessoas interessadas em fazer o curso”, tem como objetivo partilhar informações sobre a estrutura do curso, normas, aulas ofertadas, princípios e sanar dúvidas sobre o projeto Folia, para pessoas que tem o interesse em fazer o curso.


 

• Exposição

 

Palhaces de Outros Tempos
com Highlander
durante todo o festival | Livre
Sinopse:

A exposição “Palhaces de Outros Tempos” é composta por 40 quadros com o intuito de catalogar uma geração de figuras icônicas que fizeram e fazem parte desse peculiar universo, o da palhaçaria.

 

Fotos de divulgação do Festival FOLIA DE CIRCO

Crédito das fotos: Diversos autores

Outros trabalhos

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Clicando em "Aceito todos os Cookies" ou continuar a navegar no site, você concorda com o
armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.
Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

Aceitar todos os Cookies